Talvez você ainda não saiba ou mesmo não tenha imaginado de como é formado os seus dentes! Os dentes são estruturas duras, salientes e esbranquiçadas que tem como função primordial: cortar, prender e triturar os alimentos a fim de facilitar a deglutição, e claro realçar sua maquiagem!

Além da função mastigatória, os dentes possuem também funções estéticas, importante nas relações sociais; e também auxiliam na articulação das palavras (fonação) tendo em vista que a pronúncia correta de alguns fonemas depende deles, juntamente com a língua.

A estrutura dental

Anatomicamente o dente é formado pela coroa e pela raiz; e estruturalmente, é formado pelo: esmalte, dentina, polpa e cemento.

A parte visível do dente é chamada de coroa que é coberta pelo esmalte que é um cristal formado por minerais onde destacamos o cálcio e o fosfato, que são os responsáveis pela resistência do esmalte.

É bom ressaltar que é na coroa do dente (esmalte) onde se inicia a cárie e neste caso quanto mais resistente for o esmalte menos riscos ele corre de ficar cariado.

A porção do dente não visível é a raiz que por sinal representa dois terços do comprimento do dente, e é firmada ao osso da maxila e mandíbula por fibras especializadas que mantêm os dentes fixos em seus lugares.

Leia também: Como montar um Negócio de Maquiagem com Pouco Dinheiro?

O ESMALTE  DOS DENTES

O esmalte possui as seguintes funções:

Proteger o dente contra a ação corrosiva dos ácidos e outras substâncias presentes na boca.

Proteger os tecidos mais sensíveis (dentina e polpa) que estão na parte mais interna do dente.

A DENTINA

A dentina não é um tecido tão duro quanto o esmalte, mas é constituído dos mesmos minerais, de cor amarelada, ela é diretamente responsável pela determinação do tamanho e da forma do dente.

A POLPA DENTÁRIA

A polpa dentária fica alojada no centro do dente, sendo a parte mais mole do dente, e tem a função de nutrir a dentina e fazer a comunicação entre o dente e o corpo.

Esta comunicação se dá através de fibras que ficam alojadas em pequeninos canais que se formam dentro da dentina, São nestes canais que ficam os nervos e células do sangue.

Quando alguém sente dor de dente é a polpa dentária que envia o aviso da dor para o cérebro através do nervo que começa a mandar os sinais da dor.

É nesta hora que devesse ficar alerta e prestar bastante atenção, pois a polpa está sinalizando que está ocorrendo um processo de infecção no dente (bactérias presentes no local) que pode se espalhar do dente para o resto do corpo.

O CEMENTO

O cemento se confunde muito com o esmalte, pois visualmente eles têm as mesmas características, mas não é um tecido duro.

Ele tem como função proteger a raiz que fica embaixo da gengiva; é um tecido menos resistente que a dentina e o esmalte respectivamente.

O cemento se estabelece sobre a superfície da raiz do dente e este tecido se mantem vivo graças as fibras ou ligamentos periodontais que contém os vasos sanguíneos que nutrem o cemento.

COLO DO DENTE

O colo é a parte estreitada que fica no nível da junção da coroa com a raiz do dente. Frequentemente o colo é referido como a junção cemento-esmalte

Uma observação interessante é que grande parte das pessoas imaginam que o dentista quando faz uma “extração”, ele esteja quebrando o osso, mas neste caso o que ele faz é simplesmente separar os ligamentos ou fibras periodontais que ligam o dente ao osso.

AS DENTIÇÕES HUMANAS

O processo inicial de formação dos dentes no ser humano se dá por volta da 6º à 7º semana de vida intrauterina e durante o curso de toda sua vida há o surgimento apenas de duas dentições:

1)DENTIÇÃO DECÍDUA OU DE LEITE

Ocorre a partir dos seis meses de vida até os três anos quando toda a dentição temporária já está toda formada.

A dentição de leite é composta por 20 dentes, 10 na mandíbula e 10 na maxila que começa a ser trocada a partir dos 6 anos e vai até os 13 anos de idade aproximadamente.

2)DENTIÇÃO PERMANENTE

São assim denominados após sucederem a dentição de leite, e também chamada de dentição definitiva os primeiros dentes a emergir nesta dentição são os primeiros molares, aparecem atrás dos segundos molares de leite na idade dos 6 anos.

As trocas continuam e seguem até os 13 anos de idade aproximadamente. A dentição permanente no ser humano adulto possui normalmente 32 dentes: 16 na maxila (arcada superior) e 16 na mandíbula (arcada inferior).

AS FUNÇÕES ESPECIFICAS DOS DENTES!

1) Incisivos > são em número de 4(quatro) por arcada dentária tem a função de cortar alimentos desde que não sejam muito duros.

2) Caninos > São em número de 2(dois) por arcada dentária. Por serem pontiagudos tem a função de dilacerar e perfurar o alimento.

3) Pré-molares > São em número de 4(quatro) por arcada dentária, estes dentes tem a função cortar, esmagar e triturar os alimentos.

4) Molares > São em número de 6(seis) por arcada dentária e estes dentes também tem como função cortar, esmagar e triturar os alimentos.

A DENTIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO CRÂNIO FACIAL

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição e crescimento do complexo craniofacial estão interligados tanto antes como depois do nascimento.

Ao nascer os dentes não são visíveis na boca, mas os dentes já se encontram em diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias.

A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês de gestação todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento.

OS CUIDADOS COM OS DENTES

A escovação dos dentes deve ser feita sempre após a cada refeição. O uso regular de fio dental também é necessário uma vez que a escova não alcança os espaços entre os dentes (as ameias interdentais).

Recomenda-se o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia o que é suficiente para a maioria das pessoas.

O horário mais recomendado de se usar o fio dental é antes de dormir, mas pode ser usado no horário que a pessoa achar mais adequado.

E não se esquecer de fazer uma visita ao Dentista pelo menos duas vezes ao ano!

É bom lembrar da importância do uso de um creme dental que contém flúor em suas composições que são substâncias importantes na prevenção da cárie dentária.

QUER SABER QUAL O MELHOR CREME DENTAL? CLIQUE NO LINK ABAIXO!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780700069-pasta-de-dente-glister-amway-200g-gel-dental-5-uni-_JM

Aviso Importante:    O objetivo destes posts é facilitar a comunicação de informações odontológicas.

Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção e a orientação do profissional competente que neste caso é o Cirurgião Dentista.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dois =